quarta-feira, 25 de março de 2009

Rochas Magmáticas

Propriedades

Textura: aspecto da rocha à vista desarmada(muito diferente microscopicamente). Quanto à textura, as rochas magmáticas podem ser:
  • Holocristalinas- em que tudo está cristalizado e distingue-se a grande maioria ou todos os minerais. É uma textura característica das rochas plutónicas.
  • Hemicristalinas- apenas parte da rocha está cristalizada entre uma pasta vítrea. Característico das rochas vulcânicas.
  • Vítreas- não se identifica nenhum mineral, pois não existe cristalização. Típico das rochas vulcânicas.

Tonalidade: tem a ver com a cor aproximada, à primeira vista, de determinada rocha. Quanto à tonalidade uma rocha pode ser:

  • Leucocrata- neste tipo de rocha, a maioria dos minerais são de tom claro.
  • Mesocrata- há aproximadamente a mesma quantidade de minerais escuros e claros.
  • Melanocratas- a maioria dos minerais são de tom escuro.

«Para cada tipo de magma(de diferente composição), há um tipo de rocha magmática, consequentemente, uma rocha vulcânica e uma rocha plutónica correspondentes.»

Classificação das rochas magmáticas




Tempo Geológico


Sismo

É um fenómeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, actividade vulcânica, ou deslocamentos de gases no interior da Terra. O movimento é causado pela libertação rápida de grandes quantidades de energia sob a forma de ondas sísmicas. A maior parte ocorre nas fronteiras entre placas tectónicas, ou em falhas entre dois blocos rochosos. O comprimento de uma falha pode variar de centímetros até milhares de quilômetros. Efeitos dos terremotos: vibração do solo, abertura de falhas, deslizamentos de terra, tsunamis... resultando em perda de vidas, ferimentos e altos prejuízos financeiros e sociais.

A intensidade dos sismos mede-se na escala de Richter, através de um sismógrafo.

Rochas

Minerais principais- são aqueles que fazem parte da constituição da rocha e lhe dão nome.
Minerais acessórios- não fazem parte da constituição essencial da rocha. Apenas afectam determinadas características como a cor.

Minerais




Propriedades dos Minerais

Cor: cor que o mineral apresenta à vista desarmada. Pode não ser a sua verdadeira cor.
Risca: cor do mineral reduzido a pó, é a verdadeira cor. Na prática, podemos obter esta informação fazendo uma risca num pedaço de porcelana, a cor deixada é a real.
Brilho: pode ser baço(sem brilho), vítreo, nacarado, sedoso, gorduroso, metálico ou adamantino(brilho característico dos diamantes).
Diafaniedade: capacidade do mineral se deixar atravessar ou não pela luz. Desta forma um mineral pode ser transparente - deixa-se atravessar totalmente pela luz; translúcido - deixa passar alguma luz; opaco - não deixa passar nenhuma luz.
Densidade: é a relãção entre o seu peso e o volume. Na prática, para sabermos esta propriedade, pegamos noutro mineral de densidade conhecida e tamanho semelhante ao que estamos a analisar e calculamos aproximadamente a densidade. Existe uma fórmula para um cálculo mais específico.
Dureza: é preciso saber que os minerais mais duros riscam os menos duros/mais macios, enquanto que este se desgasta; os de dureza igual riscam-se mutuamente ou não.

Escala prática da dureza:
Unha-2 a 2,5 Aço-5 Vidro-5,5 Quartzo-7
Escala de Mohs:
1-talco 2-gesso 3-calcite 4-fluorite 5-apatite 6-ortocláse 7-quartzo 8-topázio 9-corindo 10-diamante